Dermatologia Clínica

A dermatologia clínica é a área da medicina focada no atendimento ambulatorial dermatológico. Isso significa que o médico dermatologista é o responsável por prevenir, diagnosticar e tratar doenças de pele, mucosas, cabelo, couro cabeludo e unhas. Acne, psoríase, unha encravada e manchas na pele são alguns exemplos de doenças e condições cujo tratamento é realizado por médicos dermatologistas que atuam nessa área.

O Instituto de Dermatologia conta com profissionais com diferentes especializações. Por isso, fazemos o atendimento ambulatorial dermatológico em crianças, adultos e idosos.

Conheça mais detalhes sobre a dermatologia clínica e o que oferecemos em cada uma das suas sub-especialidades:

Ambulatório de doenças de pele

O ambulatório de dermatologia com foco em doenças de pele deve ser procurado quando o paciente observar alguma mudança no aspecto da pele. Um bom exemplo é o aparecimento ou crescimento de pintas, manchas e cicatrizes. Entre as enfermidades mais comuns que são tratadas pela dermatologia clínica destacam-se: acne, melasma, dermatite, micose e vitiligo. É importante frisar que a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) possui uma lista com 75 doenças de pele distintas. Por isso, caso suspeite que possui alguma delas, faça uma consulta imediata ao dermatologista.

Ambulatório de unha (cirurgia e doenças de unha)

A onicologia é a subespecialidade da dermatologia que cuida da saúde das unhas. Esse profissional é responsável por diagnosticar e tratar diferentes tipos de doenças de unha ou acidentes relacionados a ela. Algumas dos problemas mais relatadas em ambulatórios são: candidíase, psoríase, onicose (deslocamento de unha), hematomas, cuticulite, unhas frágeis, doenças inflamatórias do leito ungueal (parte abaixo das unhas) e líquen plano ungueal. Em alguns casos, o diagnóstico da doença necessita algum tipo de intervenção cirúrgica para que o problema seja corrigido, como é o caso da cirurgia de unha encravada (matricectomia e cantoplastia).

Ambulatório de tricologia (cabelo e couro cabeludo)

O tricologista é o profissional especializado no cuidado com o cabelo e couro cabeludo. Ele é o responsável, por exemplo, pelo tratamento da caspa e de diferentes tipos de calvície. Entre as doenças mais comuns tratadas no ambulatório de tricologia estão foliculite, dermatite seborréica, pitiríase, eflúvio telógeno, alopecia areata, alopecia androgenética, tricorrexe nodosa e psoríase.