A dermatologia clínica é a área da medicina focada no atendimento ambulatorial dermatológico. Isso significa que o médico dermatologista é o responsável por prevenir, diagnosticar e tratar doenças de pele, mucosas, cabelo, couro cabeludo e unhas. Acne, psoríase, unha encravada e manchas na pele são alguns exemplos de doenças e condições cujo tratamento é realizado por médicos dermatologistas que atuam nessa área.
O Instituto de Dermatologia conta com profissionais com diferentes especializações. Por isso, fazemos o atendimento ambulatorial dermatológico em crianças, adultos e idosos.
Conheça mais detalhes sobre a dermatologia clínica e o que oferecemos em cada uma das suas sub-especialidades:
O ambulatório de dermatologia com foco em doenças de pele deve ser procurado quando o paciente observar alguma mudança no aspecto da pele. Um bom exemplo é o aparecimento ou crescimento de pintas, manchas e cicatrizes. Entre as enfermidades mais comuns que são tratadas pela dermatologia clínica destacam-se: acne, melasma, dermatite, micose e vitiligo. É importante frisar que a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) possui uma lista com 75 doenças de pele distintas. Por isso, caso suspeite que possui alguma delas, faça uma consulta imediata ao dermatologista.
A onicologia é a subespecialidade da dermatologia que cuida da saúde das unhas. Esse profissional é responsável por diagnosticar e tratar diferentes tipos de doenças de unha ou acidentes relacionados a ela. Algumas dos problemas mais relatadas em ambulatórios são: candidíase, psoríase, onicose (deslocamento de unha), hematomas, cuticulite, unhas frágeis, doenças inflamatórias do leito ungueal (parte abaixo das unhas) e líquen plano ungueal. Em alguns casos, o diagnóstico da doença necessita algum tipo de intervenção cirúrgica para que o problema seja corrigido, como é o caso da cirurgia de unha encravada (matricectomia e cantoplastia).
O tricologista é o profissional especializado no cuidado com o cabelo e couro cabeludo. Ele é o responsável, por exemplo, pelo tratamento da caspa e de diferentes tipos de calvície. Entre as doenças mais comuns tratadas no ambulatório de tricologia estão foliculite, dermatite seborréica, pitiríase, eflúvio telógeno, alopecia areata, alopecia androgenética, tricorrexe nodosa e psoríase.
Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência para você. Ao utilizar este site, você concorda com o uso destes cookies e está de acordo com os Termos e Condições de Uso do site.