O projeto social Instituto À Flor da Pele foi lançado em de junho de 2022 em uma parceria do Centro Médico CADEG (do qual o Instituto de Dermatologia faz parte), da Aport Educacional e da BS School of Biomedicine. O projeto oferece atendimento dermatológico gratuito para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Em meio a tantas especialidades médicas, a escolha por criar um projeto social voltado para a área de dermatologia não foi por acaso. As doenças de pele são um problema cuja busca por atendimento é muito recorrente no SUS (Sistema Único de Saúde). Infelizmente, o acesso aos serviços dermatológicos ainda é muito difícil para pessoas em situação de vulnerabilidade e que dependem exclusivamente de hospitais públicos.
É importante lembrar que doenças de pele não devem ser tratadas apenas por uma questão estética: elas podem causar dor, deformidades e impactos psicológicos na vida do paciente. Isso porque essas enfermidades podem ser causadas por diferentes fatores externos, como vírus, fungos, doenças autoimunes, irradiação solar e alergias. Além disso, algumas doenças de pele possuem uma aparência inicialmente discreta, mas que com o passar dos anos podem se tornar graves de forma silenciosa. É o caso, por exemplo, do câncer de pele, que de acordo com dados do Ministério da Saúde é o tipo de câncer mais comum no Brasil e no mundo.
Para cumprir a sua missão de ajudar física e psicologicamente pessoas em situação de vulnerabilidade, o Instituto À Flor da Pele utiliza recursos próprios, como equipe médica, ambulatórios e equipamentos. Ainda assim, o projeto poderá contar com verbas de parcerias estratégicas com empresas públicas e privadas.
O projeto foi batizado com o nome Instituto À Flor da Pele em alusão ao momento em que as emoções se sobrepõem à razão, em que os sentimentos transbordam, como o suor da pele.
O projeto atende pessoas em situação de vulnerabilidade social. Esse grupo muitas vezes é afetado pelo baixo grau de escolaridade e autoestima. Além disso, muitos têm seus problemas potencializados pela discriminação nas relações de trabalho, sobrecarga com as responsabilidades domésticas e por serem muitas vezes vítimas de violência. Neste contexto, a saúde é impactada negativamente, pois estar saudável também está relacionado ao direito ao lazer, à alimentação adequada e a condições dignas de trabalho, moradia e renda.
Nosso objetivo é melhorar a vida dessas pessoas através de ações que produzam efeitos positivos na sua saúde e bem-estar. Isso é feito por meio do atendimento gratuito em serviços médicos dermatológicos e de ações de conscientização contra doenças de pele.
O Instituto À Flor da Pele está sediado no bairro de Benfica, no Rio de Janeiro. O projeto conta com a infraestrutura do Centro Médico Cadeg, do Instituto de Dermatologia, da Aport Educacional e da BS School of Biomedicine. O espaço de 200 m² tem à sua disposição ambulatórios de atendimento clínico, de cosmiatria, cirurgia, tricologia (cabelo de couro cabeludo) e onicologia (unhas).
Serviços: Consultas Clínicas em Dermatologia.
Horário: De segunda a sexta-feira das 9h às 16h.
Local: Instituto de Dermatologia/Centro Médico Cadeg. Rua Capitão Félix, 110. Sobreloja. Benfica, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3956-3873
Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência para você. Ao utilizar este site, você concorda com o uso destes cookies e está de acordo com os Termos e Condições de Uso do site.